Anúncios
Nossos cabelos precisando de tratamento e um rotina de cuidados, por isso podemos nos cuidar fazendo um Cronograma Capilar, que dentro dele tem três tratamentos como hidratação, nutrição e reconstrução.
Cada etapa te oferece um recurso específico para cabelos danificados. O dano nos fios pode acontecer por poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre muitos outros.
Anúncios
Ele pode ser feito em todos os tipos de cabelo, independe da sua textura ou curvatura, se o seu cabelo é liso, ondulado, cacheado, crespo, se é um cabelo danificado ou se está em transição, você pode fazer o cronograma.
Com a rotina de cuidados é possível fornecer as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar, dentro de um período sugerido de quatro semanas.
Anúncios
Saiba como descobrir a sua textura capilar. A melhor maneira de descobrir a sua textura capilar é analisando o seu próprio fio. Dê só uma olhada e descubra o seu tipo de fio.
Como fazer cronograma capilar
Você deve criar esse hábitos como hidratação, nutrição e reconstrução na lavagem dos seus fios. Antes de tudo é necessário fazer o teste de porosidade e depois definir o que seu cabelo precisa.
A hidratação é a estrela dos cabelos com a elasticidade em dia, macios, com balanço e, claro, livres do ressecamento. A nutrição é a responsável pela proteção do cabelo contra as agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar.
Já a reconstrução vai recompor os fios que perderam massa e estejam quebradiços e afinados por conta de processos químicos e uso frequente de ferramentas de calor.
Veja Também:
Teste de porosidade
Para fazer o teste de porosidade você vai precisar de um copo de água filtrada e apenas alguns fios de cabelo limpo, que podem ser aqueles que saem naturalmente na escova ou no pente. Coloque os fios de cabelo dentro do copo e espere cerca de 10 minutos para analisar a avaliação.
Os resultados podem ser:
- O fio boia na superfície: seu cabelo precisa de hidratação:
- O fio não boia nem afunda: seu cabelo precisa de nutrição;
- O fio afunda: seu cabelo precisa de reconstrução.
Agora que você já descobriu a necessidade do seu cabelo chegou a hora de montar o seu cronograma.
Hidratação
Ela pode ser considerada um dos tratamentos capilares mais conhecidos de todo e é muito importante no cronograma capilar. Como o nome já diz, trata da reposição de água nos fios. Quando o cabelo está desidratado, os fios ficam sem brilho e sem balanço. Isso acontece por ser exposto ao sol, cloro, poluição, e é claro, às químicas.
Procure produtos que tenham em sua formulação ativos como: D-Pantenol, Manteiga de Oliva, Óleo de Coco Extra Virgem, Babosa e Aminoácidos funcionais.
As máscaras de hidratação proporciona cabelos mais hidratados, livres do frizz, a marca L’Oréal Professionnel garante um cabelo mais fácil de pentear, com brilho constante e maciez. Caso o seu cabelo tenha ficado na superfície da água, o seu cabelo precisa de hidratação e o ideal é seguir esse passo a passo:
Nutrição
A nutrição consiste na reposição de lipídios dos fios, que nada mais é do que a oleosidade natural. Quando esses nutrientes estão em falta no cabelo, ele fica sem brilho e com pontas duplas. Você ainda pode optar por fazer a umectação que é uma etapa da nutrição.
A umectação é um tratamento à base de óleo vegetal capaz de nutrir os cabelos, repor a oleosidade necessária e recuperar os fios danificados por químicas.
Os nutrientes mais utilizados nesse estágio são: óleos vegetais; manteigas vegetais; ceramidas e tutano vegetal ou animal. Se o seu cabelo não boiou e nem afundou, você precisa nutrir o seu cabelo e nesse caso o ideal é seguir essa sequência:
Reconstrução
E por fim essa etapa costuma ser a mais potente de todo o cronograma capilar. É a fase em que repõe queratina, proteínas e aminoácidos que se perderam, principalmente por causa dos procedimentos químicos. Se o seu cabelo está muito frágil, quebradiço e elástico, a reconstrução é o ideal para você.
Os componentes mais utilizados para a reconstrução são: queratina; creatina; arginina; cisteína; colágeno; proteína hidrolisada do trigo e do milho e aminoácidos. Se o seu fio afundou, o seu cabelo precisa de reconstrução. Para ter um melhor resultado siga essa ordem: