O QUE É OUTUBRO ROSA? - Friug
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

O QUE É OUTUBRO ROSA?

Anúncios

O outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.

Simbolizada por um laço cor-de-rosa.

Anúncios

Durante o mês de outubro, diversas instituições disponibilizam exames gratuitos ou com preço reduzido.

A fim de encorajar as mulheres a realizar esses exames e tratar qualquer problema encontrado precocemente, pois nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático e responde muito melhor aos tratamentos.

Anúncios

Sendo o segundo tipo mais comum entre as mulheres do mundo interior.

Objetivo do Outubro Rosa

O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto cedo.

Mesmo muitas pessoas tentando ajudar, grande parte dos diagnósticos acabam sendo tardios.

Embora seja focado no câncer de mama, muitas instituições aproveitam o mês também para falar sobre outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, como o câncer de ovário ou do colo do útero.

O Laço Cor-de-Rosa

No ano de 1992, a Estée Lauder Cosmetics, uma empresa de cosméticos, foi a responsável por popularizar o laço cor-de-rosa mundialmente.

Com a popularização desse símbolo, que foi distribuído nos Estados Unidos por diversas companhias, ele ficou conhecido como o símbolo mundial da luta contra o câncer de mama.

Em 1997, uma organização resolveu tomar o símbolo para si: a Pink Ribbon International. Trata-se de uma organização não governamental sem fins lucrativos cujo enfoque é a luta contra o câncer de mama.

Esta organização está presente em mais de 15 países ao redor de todo o mundo.

O câncer de mama

Sendo o 2º câncer que mais atinge as mulheres no Brasil e no mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é uma neoplasia maligna que acomete o tecido mamário.

O que pode influenciar as chances de desenvolver o câncer, como ter menstruado precocemente, não ter filhos, ter engravidado pela primeira vez após os 30 anos, não ter amamentado, ter feito reposição hormonal e entre outros.

Para que haja maiores chances de cura, o tumor deve ser identificado precocemente. Exames como a mamografia, que deve ser feita frequentemente a partir dos 40 anos, são imprescindíveis para a descoberta de um câncer que pode ser tratado rapidamente.

Mamografia

O câncer pode ser detectado em suas fases iniciais, antes mesmo de apresentar qualquer sintoma. Isso porque existem exames como a mamografia, que utiliza a radiação para conseguir criar imagens de dentro da mama, podendo revelar a presença de tumores ainda muito pequenos.

O exame realizado como método preventivo deve ser feito a cada 2 anos por todas as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ou anualmente a partir dos 40 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia.

Temos que ressaltar que algumas mulheres que se encaixam entre os grupos de risco, necessitam realizar o exame com mais frequência ou em idade mais precoce.

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp