Anúncios
Se você pratica atividade física, faz algum tipo de esporte ou frequenta academias, provavelmente já deve ter ouvido alguém dizer que usa BCAA.
Hoje vamos te explicar o que é o BCAA. Podemos dizer que o BCAA é um suplemento que contém três dos dez aminoácidos essenciais para o nosso organismo.
Anúncios
Seu consumo é uma alternativa para suprir a carência desses nutrientes da alimentação, dar um gás na formação de proteínas e auxiliar no ganho de massa muscular.
Veja tudo que preparamos para você:
Anúncios
O QUE É O BCAA E PARA QUE SERVE?
O BCAA é um produto para suplementar a alimentação em aminoácidos, especificamente: a leucina, a isoleucina e a valina. Esses nutrientes são como pequenos elos que, juntos, se combinam e formam as diferentes proteínas necessárias para o organismo.
As proteínas desempenham funções essenciais para o crescimento e a reparação de músculos e tecidos, produção de anticorpos e enzimas, formação de células, cabelos e unhas, entre outras.
Por essa razão, os aminoácidos são substâncias que devem estar presentes no dia a dia.
Por mais que o BCAA seja bastante popular entre os adeptos da musculação, já que contribui para o ganho de massa muscular, saiba que o suplemento só pode ser usado por quem pratica atividades físicas e tem prescrição de um nutricionista.
Veja Também:
Já as pessoas que não fazem exercícios devem investir em um cardápio rico em alimentos que fornecem BCAA. Assim, indicado, somente com uma alimentação balanceada, especialmente em proteínas, é possível obter a quantidade suficiente do nutriente.
COMO O BCAA AGE NO GANHO DE MASSA?
A forma de ação é nada mais que uma reação química: os aminoácidos que compõem o BCAA participam da síntese da alanina e da glutamina, elementos-chave na formação do glicogênio.
Essa substância é responsável pelas reservas de energia nas células, encontradas nos músculos. Assim, quando uma pessoa faz exercícios físicos, essa energia é utilizada.
O BCAA ajuda na preservação da massa muscular durante as atividades físicas, por isso muitos atletas usam essa suplementação.
Por isso deve ser orientada por nutricionistas, com acompanhamento de ingestão de água e de uma alimentação saudável.
OS BENEFÍCIOS DO BCAA
Agora vamos te explicar quais são os benefícios do BCAA, que contribui para a saúde de pessoas adeptas a uma rotina de exercícios físicos.
Auxilia no crescimento dos músculos
O uso mais popular dos BCAA é para o ganho de massa muscular, isso acontece porque esse aminoácido estimula o processo de formação do músculo.
Então é importante que seja administrado com outros aminoácidos essenciais, como aqueles encontrados na proteína do soro de leite ou outras fontes de proteína completa como o ovo.
Reduz a fadiga causada pelo exercício físico
A frequência e a intensidade dos treinamentos físicos podem provocar fadiga e exaustão. A rapidez com que o atleta se cansa depende de vários fatores, incluindo a duração dos treinos, as condições ambientais, o condicionamento físico e a alimentação.
Aliadas à reação química que ocorre entre o BCAA, o triptofano e a serotonina, podem contribuir com o desenvolvimento da fadiga durante o exercício. O uso do BCAA melhora o foco do atleta durante as atividades, contribuindo para minimizar esses efeitos.
Diminui a dor muscular
A suplementação com BCAA, antes do exercício, pode acelerar o tempo de recuperação dos músculos, diminuindo as dores. Então da mesma forma que o BCAA serve para auxiliar o ganho de massa muscular, ele também ajuda a reduzir a dor provocada pelos treinos.
Auxilia no processo de perda de peso
O BCAA pode minimizar a perda de massa magra, auxiliar no controle da fome e aumentar a queima de gordura durante os exercícios físicos. Entretanto, essa atuação é secundária. Assim como para aqueles que desejam aumentar a massa muscular, é necessário aliar o BCAA a uma dieta saudável para perda de peso e a uma rotina de exercícios físicos.
COMO INCLUIR O BCAA NA ALIMENTAÇÃO?
A primeira opção pode acontecer por meio dos suplementos de BCAA, encontrados na forma líquida, em pó ou em cápsulas, para quem tem o objetivo de aumentar a massa muscular.
Esses produtos podem ser administrados antes, durante e após o treino, ou ainda, antes de dormir, à noite, e logo ao acordar, conforme orientação do nutricionista.
O ovo, por exemplo, tem excelentes quantidades de BCAA. Incluí-lo no cardápio é uma ótima forma de manter os níveis desses aminoácidos adequados às necessidades do organismo de forma natural.
Além do ovo, o BCAA está presente em peixes, carnes vermelhas magras, feijão e lentilha. Ou seja, aqueles que desejam incluir o BCAA na alimentação podem investir em uma dieta rica nos alimentos descritos acima sempre com a supervisão de um nutricionista, para alcançar os melhores resultados.