اعلانات
A creatina, a princípio é um conjunto de aminoácidos produzidos pelo próprio organismo.
Porém ela é concentrada em forma de suplemento, ela serve para aumentar a capacidade e o tônus muscular.
اعلانات
Esse produto acaba sendo muito popular pelos usuários de academias, por potencializar os resultados dos treinos, mas, na Medicina, é usado para frear a perda muscular ou a sarcopenia, principalmente em idosos e indivíduos na UTI.
Então hoje você vai entender quais são os benefícios da creatina, vai aprender também a como tomar o suplemento e, principalmente, quais os cuidados necessários. Veja logo abaixo as informações que preparamos para você.
اعلانات
O QUE É A CREATINA E PARA O QUE ELA SERVE?
A creatina é uma substância composta por três aminoácidos, a glicina, a arginina e a metionina, presente nos músculos e no cérebro. Ela é produzida naturalmente pelo organismo e obtida também pelo consumo de carnes e peixes.
Muito conhecida por melhorar a força muscular, ele serve como um suplemento alimentar. Ela é empregada contra a perda de massa muscular, comum em idosos e pessoas acamadas ou em recuperação pós-internação.
Como já sabemos, qualquer tipo de suplemento em excesso, pode fazer mal a qualquer pessoa. No caso do uso da creatina, o mau uso e o exagero sobrecarregam os rins. Isso é mais preocupante a quem possui histórico de doenças renais.
BENEFÍCIOS DA CREATINA EM IDOSOS
Os benefícios da creatina em idosos são pouco explorados. A substância ficou famosa nas academias, mas seu potencial vai além desses espaços.
نرى أيضا:
TIPOS DE CREATINA
Os tipos de creatina que estão à venda, é a creatina monohidratada e a micronizada:
A creatina micronizada: Ela é quebrada em partículas menores com a ideia de ser mais rapidamente absorvida pelo organismo.
A creatina monohidratada: Ela é vendida por preços mais acessíveis e acaba sendo a mais indicada pelos profissionais de saúde.
COMO TOMAR CREATINA E QUAIS OS CUIDADOS?
Como indicado, existe uma dose padrão do suplemento: 3 gramas diárias para mulher e 5 gramas para o homem.
Porém tem que ter muita atenção, só um especialista sabe quanto de suplemento é necessário para cada objetivo, que vai de quem faz um treino intenso de academia até um atleta olímpico, passando por um sujeito acamado no hospital.
Toda vez que há um consumo de proteína, o corpo vai precisar de água para absorvê-la.
A hidratação, então deve andar lado a lado com a suplementação de creatina, até para evitar uma sobrecarga aos rins, onde a substância é metabolizada.
A prescrição em idosos é ainda mais individualizada.
A CREATINA ENGORDA?
Podemos te dizer que não! Pois a substância não provoca ganho de peso por si só. Mas, claro, seu consumo em conjunto com treinos na academia estimulam o ganho de massa muscular, que também pesa no corpo.
Porém os músculos ainda precisam de água para funcionar, e a tendência é que se retenha mais líquido ao consumir a creatina. Ou seja, o ponteiro da balança até poder subir, mas por um acúmulo de músculo e água não de gordura.