Annunci
Um tema pouco falado e discutido é a saúde íntima feminina, o que acaba gerando muitas dúvidas e equívocos na hora de cuidar da saúde íntima.
Mas isso tem mudado gradativamente essas questões de cuidados e higiene da região íntima da mulher tem sido colocado mais em pauta.
Annunci
Mas ainda assim, existe muita desinformação sobre o assunto, principalmente sobre a forma correta de higienizar a região e evitar doenças.
Por isso, hoje iremos falar mais sobre o assunto e aprender dicas valiosas sobre saúde íntima feminina, como higienizar e cuidar dessa região.
Annunci
SAÚDE ÍNTIMA FEMININA
O corpo da mulher é um organismo sensível, e que o suor, sangue, umidade, urina são coisas normais e naturais, que fazem parte da vida, e por isso não devem ser ignorados.
Isso porque a falta de cuidado ou hábitos aparentemente inofensivos podem prejudicar a saúde íntima, resultando em desconforto e doenças.
Desde de cedo é fundamental que as meninas sejam orientadas e instruídas sobre a saúde da mulher. Geralmente, as mulheres procuram um ginecologista após começar a vida sexual, no entanto, o ideal seria que isso fosse feito antes disso.
Desse modo, um ginecologista poderia tirar as dúvidas e falar sobre tudo que a jovem precisa saber sobre a mudança hormonal, os métodos contraceptivos, ciclos menstruais e principalmente sobre a higiene da região íntima.
HIGIENE FEMININA
Vamos te mostrar algumas dicas de como cuidar da região íntima da mulher, que é uma das principais dúvidas e preocupações das mulheres.
Ela é de extrema importância e deve ser feita de forma correta para não prejudicar a saúde íntima feminina. Isso porque além de doenças e infecções, a higiene íntima incorreta pode resultar em mal cheiro, caroços inflamados na pele, e inflamação das glândulas de suor.
Por isso, trouxemos dicas logo abaixo:
LAVAR A REGIÃO COM ÁGUA
A primeira das dicas é que a região íntima deve ser lavada diariamente apenas com água e sabão neutro. Desse modo, evita desequilibrar a microbiota vaginal e a proliferação de microrganismos causadores de doenças.
Dê uma atenção especial a parte externa, que contém várias pregas na pele e podem acumular resíduos.
Sabonetes usados no resto do corpo, geralmente em barra devem ser evitados na região íntima. Isso porque eles costumam ter boa detergência e causam bastante espuma, e devido ao pH alcalino podem destruir a proteção natural da pele da região íntima afetando a saúde íntima feminina.
EVITE LENÇOS UMIDACIDOS OU PAPEL HIGIÊNICO PERFUMADO
Usar lenços umedecidos acaba sendo útil quando precisa realizar a higiene íntima fora de casa ou em emergências.
Mas o fato é que esses lenços, assim como o papel higiênico perfumado devem ser evitados, sendo usados apenas em casos de muita necessidade, e ainda assim poucas vezes ao dia. Isso porque usados em excesso podem causar secura na vagina e irritações.
Tudo isso contribui para eliminar a lubrificação natural da região, além de alterar o pH vaginal.
CUIDADOS COM A SAÚDE ÍNTIMA
Além da higiene da região íntima,, tem outros cuidados especiais que fazem toda diferença na saúde da mulher. Confira a seguir quais são:
SAÚDE NA MENSTRUAÇÃO
É um tanto quanto óbvio que durante a menstruação os cuidados de higiene íntima devem ser intensificados. Para a contenção do sangramento existem diversos métodos diferentes, como absorvente externo, interno, coletor menstrual entre outros. Independentemente do método, ele demanda trocas periódicas associadas a higienização local.
CUIDADOS COM A DEPILAÇÃO
Fazer a depilação total favorece o crescimento de microrganismo nocivos, causados de corrimento vaginal e aumentam as chances de doenças. Além disso, a depilação com gilete e outros métodos também destroem a camada protetora da pele e reduzem a lubrificação natural da região.
Pode fazer a depilação mas é preciso tomar alguns cuidados e evitar excessos. Usar a gilete mais de 3 vezes por semana não é recomendado já que pode causar muita irritação na pele.
LIMPEZA PÓS RELAÇÃO SEXUAL
Após a relação sexual é muito importante que se faça uma boa higiene, afim de evitar infecções e doenças e cuidar da saúde íntima feminina. Logo após o contato íntimo, é recomendado urinar em seguida lavar a região abundantemente com água e um pouco de sabonete íntimo.
Feito isso, secar bem a região e trocar a calcinha ou protetor diário.